TRANSTORNOS Alimentares
Anorexia nervosa
A Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar que resulta em perda excessiva de peso. As pessoas que sofrem de Anorexia Nervosa têm medo intenso de ganhar peso. Por isso, fazem dietas ou exercícios em excesso. As causas da anorexia nervosa ainda são imprecisas. Acredita-se que as causas sofram alguma influência genética ou hormonal. Os fatores de risco da anorexia mais comuns incluem preocupação desproporcional com o peso e a forma, transtorno de ansiedade, autoimagem negativa, problemas alimentares durante a infância ou primeira infância e excesso de atenção a regras. A anorexia geralmente tem início na adolescência ou no início da idade adulta e é mais comum em mulheres, embora também possa ser observada em homens. O diagnóstico de anorexia considera se a pessoa tem uma imagem corporal distorcida, recusando-se a manter o peso que é considerado ideal para sua idade e altura (a partir de 15% abaixo do peso ideal) e a admitir a gravidade da perda de peso. Em mulheres, é comum a ausência de três ou mais ciclos menstruais. As pessoas com anorexia podem impor-se severas restrições alimentares e até mesmo forçar o vômito após as refeições. Outros sinais podem ser observados, como o ato de cortar os alimentos em pedaços muito pequenos ou movê-los em torno do prato sem a intenção de ingeri-lo, exercitar-se excessivamente, ir ao banheiro logo após as refeições, recusar-se a fazer refeições acompanhada e fazer uso abusivo de diuréticos, enemas e laxantes ou inibidores de apetite.
Se você reconhece esses sintomas em algum amigo ou parente:
Bulimia
A bulimia é uma doença na qual o paciente tem episódios regulares de grande ingestão de alimentos e sensação de perda de controle. Utiliza-se, então, de diferentes métodos para evitar o ganho de peso, como vômitos forçados ou uso abusivo de laxantes. Frequentemente, as pessoas que sofrem de bulimia podem também sofrer de anorexia nervosa. A comunidade científica ainda não chegou a um consenso sobre a real causa da bulimia. Considera-se que fatores genéticos, psicológicos, traumas, histórico familiar e padrões sociais ou culturais podem desempenhar forte influência no desenvolvimento deste transtorno. O distúrbio é mais comum em garotas adolescentes e mulheres jovens. A pessoa afetada geralmente é consciente da anomalia de seu padrão de alimentação e pode sentir medo ou culpa pelos episódios de compulsão-purgação. As pessoas com bulimia apresentam deturpações na percepção do próprio peso, embora muitas vezes tenham peso normal – o que torna a bulimia um transtorno difícil de ser detectado por amigos e familiares. Devido às deturpações, os pacientes que sofrem de bulimia geralmente ingerem grandes quantidades de alimentos altamente calóricos e, em seguida, forçam o vômito ou fazem uso abusivo de laxantes, enemas ou diuréticos para evitar o ganho de peso.
Se você reconhece esses sintomas em algum amigo ou parente:
Compulsão alimentar
A Compulsão alimentar ocorre quando a pessoa ingere uma quantidade excessiva de alimento em um período mais curto do que está habituada, podendo ingerir de 5.000 a 15.000 calorias de uma só vez. Durante a compulsão alimentar, é comum também a sensação de perda de controle e, consequentemente, a obesidade. A compulsão alimentar pode vir acompanhada de outros distúrbios alimentares, como a bulimia, e sua causa ainda é desconhecida. No entanto, frequentemente observa-se seu aparecimento durante ou após a realização de dietas restritivas.
Se você reconhece esses sintomas em algum amigo ou parente: