Depressão sazonal: evite que o clima afete a sua saúde mental
Em países tropicais como o Brasil, uma média de 1% da população é afetada pela depressão sazonal, equivalente a quase 2 milhões de pessoas
Dia Mundial da Saúde Mental: retome sua vida com equilíbrio
Hora de libertar-se dos impactos da pandemia. Paralisia, tristeza, ansiedade. Entender que você não tem o controle é o primeiro passo
"Conhecer demência é conhecer Alzheimer" é tema de campanha
A iniciativa global “Setembro: Mês Mundial da Doença de Alzheimer” completa, este ano, o décimo aniversário da campanha que busca desmistificar o preconceito e a desinformação que cercam a doença. O tema da campanha em 2021 é “Conhecer Demência, Conhecer Alzheimer”.
Dia Mundial do Alzheimer: os sintomas iniciais e os cuidados
No Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.
O ano de 2021 marca o 10º ano da campanha Setembro: Mês Mundial da Doença de Alzheimer, uma iniciativa global que objetiva desafiar o estigma e a desinformação que ainda envolvem a demência. Em 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a Alzheimer Disease International (ADI) lançará seu Relatório Mundial de Alzheimer que, neste ano, se concentrará no aspecto do diagnóstico, levantando questões importantes para sistemas de saúde, governos, gestores e pesquisadores.
Dormir mal: Sinais (além do cansaço) de que o seu sono é ruim
Anda desconfiado de dormir mal? Pois saiba que a insônia, um problema muito comum na população brasileira, não se caracteriza apenas pela dificuldade em pegar no sono ou acordar no meio da madrugada e não conseguir mais desligar. Além disso, existem outros transtornos que podem afetar as suas noites.
Setembro Amarelo: mitos, verdades e os sinais do comportamento suicida
O comportamento suicida envolve uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais, segundo o psiquiatra Dr. Adiel Rios, pesquisador do Instituto de Psiquiatria da USP e do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas da UNIFESP. “Estima-se que de 15 a 25% das pessoas que tentam suicídio cometem nova tentativa no ano seguinte, e 10% conseguem consumar o ato em algum momento no período de 10 anos, compreendido entre a tentativa anterior e o suicídio consumado. Ao longo da vida, de cada 100 pessoas, 17 chegam a pensar em suicídio”, relata Dr. Adiel..